Meu aparelho telefônico está mudo.

1. Desligue o ATA, o modem e seu HUB/Switch da energia elétrica, aguarde 5 minutos e depois religue primeiro o modem, espere que ele volte a sincronizar com o serviço ADSL e depois religue o ATA e seu HUB/Switch. Pois ele mesmo estando com a luz acesa, pode não estar conectado no sistema VoIP.

2. Certifique-se que o seu modem/roteador tenha designado automaticamente um IP ao seu ATA. Basta verificar no manual do fabricante do ATA o número que deve discar para que o ATA lhe informe qual o IP foi designado a ele. Se o ATA informar "somente zeros", seu modem/roteador não designou um IP automaticamente.

3. Desconecte o cabo do telefone que está conectado ao adaptador(ATA) e conecte-o em um ponto telefônico comum para ver se existe o tom de discagem. Caso não exista, o aparelho telefônico está com problemas. Tente usar o serviço com outro aparelho.

4. Verifique no ATA se todas as conexões de equipamento estão corretas.

5. Verifique se você está acessando a Internet normalmente. Caso não esteja, assim que o acesso for restabelecido o seu ATA voltará a funcionar normalmente – obs.: é recomendável desligar e religar o ATA para que ele retorne aos seus padrões operacionais.

6. Confirme se os cabos para conexão entre o ATA, o Modem/ Hub/ Switch e os telefones estão funcionando. Caso não estejam, você deverá trocá-los.

7. Em alguns casos ou modelos de modens de banda larga, é necessário abrir portas em seu firewall, ou em seu modem ou em seu roteador. Solicite ao seu administrador de rede para liberar(abrir) as portas(port forwarding) necessárias para o funcionamento do VoIP:

As portas que devem ser abertas são: UDP/TCP de 4569 à 35000.

Você deve solicitar a uma pessoa que tenha conhecimento básico de informática. É muito simples, basta acessar a configuração do seu modem ou roteador e na seção de NAT ou PortForward, inserir as portas a serem abertas: UDP/TCP de 4569 à 35000.

Você deve abrir a porta para o "IP do seu computador".

Poderá ainda consultar como abrir as portas de diversos modelos de modens e roteadores acessando o site: www.portforward.com

"Abrir portas" de modens e roteadores é bastante comum e usado para inúmeros jogos, aplicativos, emuladores de áudio e vídeo, etc. Na Internet existem milhares de artigos a respeito.

8. Caso os itens de 1 a 7 não tenham resolvido o seu problema, acesse nossa página "Fale Conosco", escolha o departamento de "Suporte Técnico" e nos envie:

- Todos os procedimentos que você já fez.
- Modelo do seu SoftFone ou ATA.
- Marca e modelo do seu modem e/ou roteador.

Envie essas informações agora para nosso Suporte Técnico clicando aqui.