A ligação cai.

Uma ligação telefônica estabelecida em voz sobre IP pode ser interrompida por diversos motivos, mas o principal é a ocorrência de problemas na rede telefônica de destino: se o problema persistir com um determinado número, verifique se o problema também ocorre com uma ligação feita a partir de um outro telefone.


1. Você pode utilizar a Ferramenta de Testes VoIP para verificar as taxas de upload/download em sua rede - na Ferramenta de Teste, verificar os testes: Taxa de envio e Taxa de recebimento. Caso não estejam dentro dos limites indicados na ferramenta, pode ocorrer perda de qualidade na voz. Para acessar a Ferramenta de Testes VoIP clique aqui.

2. Diversos fatores podem degradar a qualidade do seu acesso à Internet e causar perda na qualidade de voz:
a. Muitos computadores conectados ao mesmo tempo no seu acesso de internet.
b. Jogos on-line ou compartilhamento de arquivos entre computadores através de aplicativos como Kazaa, Emule, e-Donkey e I-mesh, por exemplo.
c. Se você estiver usando algum aplicativo que envia muitos dados via Internet como, por exemplo, envio de e-mail com anexos muito grandes procure não utilizar o Webfone ao mesmo tempo.
d. Vírus ou programas do tipo "cavalo-de-tróia". Use sempre programas antivírus atualizados.

3. Verifique a taxa de conexão do seu acesso à Internet diretamente com sua Operadora. Se a taxa de upload ou download for menor que a taxa de conexão informada pela Operadora, você poderá experimentar problemas de conectividade a Internet.

4. Em alguns casos ou modelos de modens de banda larga, é necessário abrir portas em seu firewall, ou em seu modem ou em seu roteador. Solicite ao seu administrador de rede para liberar(abrir) as portas(port forwarding) necessárias para o funcionamento do VoIP:

As portas que devem ser abertas são: UDP/TCP de 4569 à 35000.

Você deve solicitar a uma pessoa que tenha conhecimento básico de informática. É muito simples, basta acessar a configuração do seu modem ou roteador e na seção de NAT ou PortForward, inserir as portas a serem abertas: UDP/TCP de 4569 à 35000.

Você deve abrir a porta para o "IP do seu computador".

Poderá ainda consultar como abrir as portas de diversos modelos de modens e roteadores acessando o site: www.portforward.com

"Abrir portas" de modens e roteadores é bastante comum e usado para inúmeros jogos, aplicativos, emuladores de áudio e vídeo, etc. Na Internet existem milhares de artigos a respeito.

5. Caso os itens de 1 a 4 não tenham resolvido o seu problema, acesse nossa página "Fale Conosco", escolha o departamento de "Suporte Técnico" e nos envie:

- Todos os procedimentos que você já fez.
- Modelo do seu SoftFone ou ATA.
- Marca e modelo do seu modem e/ou roteador.

Envie essas informações agora para nosso Suporte Técnico clicando aqui.