O SoftFone ou o ATA não está conectando no sistema ou mostra mensagem de erro.

a) Se você está usando o seu computador(WebFone ou SoftFone).

b) Se você está usando um ATA.

 

 

 


a) Se você está usando o seu computador(WebFone ou SoftFone)

1. Desligue o modem, computador e HUB/Switch da energia elétrica, aguarde 5 minutos e depois religue primeiro o modem, espere que ele volte a sincronizar com o serviço ADSL e depois religue o seu computador e HUB/Switch.

2. Se você está utilizando um SoftFone: utilize o seu 'username' e não o seu 'número VoIP'.

3. Certifique-se que os dados que inseriu no softfone não tenha espaços em branco no username, proxy e senha.

4. Desabilite o firewall e/ou anti-vírus temporariamente de sua máquina. Esses softwares podem estar bloqueando a autenticação do softfone em nosso sistema.

5. Caso identifique que o problema seja o firewall/anti-vírus, você deverá "habilitar" o softfone permitindo o uso dele sem interferência do firewall.

6. Faça um teste se você consegue se conectar usando o nosso webfone: www.foneonline.com.br/webfone
Se você se conectar no webfone, pode ser sinal que o seu computador, ou o modem, ou o seu roteador esteja bloqueando o uso do softfone que instalou.

Nosso WebFone: www.foneonline.com.br/webfone funciona somente com o Internet Explorer.
Utilize o Internet Explorer para usar o nosso WebFone, se utilizar o Firefox ou outro navegador, você não conseguirá se conectar. Para usar um WebFone para o Firefox clique aqui.

Lembre-se de usar o seu 'username' e não o seu 'código de usuário'.

7. Em alguns casos ou modelos de modens de banda larga, é necessário abrir portas em seu firewall, ou em seu modem ou em seu roteador. Solicite ao seu administrador de rede para liberar(abrir) as portas(port forwarding) necessárias para o funcionamento do VoIP:

As portas que devem ser abertas são: UDP/TCP de 4569 à 35000.

Você deve solicitar a uma pessoa que tenha conhecimento básico de informática. É muito simples, basta acessar a configuração do seu modem ou roteador e na seção de NAT ou PortForward, inserir as portas a serem abertas: UDP/TCP de 4569 à 35000.

Você deve abrir a porta para o "IP do seu computador".

Poderá ainda consultar como abrir as portas de diversos modelos de modens e roteadores acessando o site: www.portforward.com

"Abrir portas" de modens e roteadores é bastante comum e usado para inúmeros jogos, aplicativos, emuladores de áudio e vídeo, etc. Na Internet existem milhares de artigos a respeito.

8. Caso os itens de 1 a 7 não tenham resolvido o seu problema, acesse nossa página "Fale Conosco", escolha o departamento de "Suporte Técnico" e nos envie:

- Todos os procedimentos que você já fez.
- Modelo do seu SoftFone ou ATA.
- Marca e modelo do seu modem e/ou roteador.

Envie essas informações agora para nosso Suporte Técnico clicando aqui.

 

 


b) Se você está usando um ATA.

1. Desligue o ATA, o modem e seu HUB/Switch da energia elétrica, aguarde 5 minutos e depois religue primeiro o modem, espere que ele volte a sincronizar com o serviço ADSL e depois religue o ATA e seu HUB/Switch. Pois ele mesmo estando com a luz acesa, pode não estar conectado no sistema VoIP.

2. Certifique-se que o seu modem/roteador tenha designado automaticamente um IP ao seu ATA. Basta verificar no manual do fabricante do ATA o número que deve discar para que o ATA lhe informe qual o IP foi designado a ele. Se o ATA informar "somente zeros", seu modem/roteador não designou um IP automaticamente.

3. Utilize o seu 'username' e não o seu 'número VoIP'.

4. Certifique-se que os dados que inseriu no ATA não tenha espaços em branco no username, proxy e senha.

5. Verifique se a Linha 1(ou a Linha do ATA que esteja configurando) esteja habilitada "Enabled".

6. Veja se as portas SIP estão corretas na Linha1: 5060 e Linha2: 5061. E tente configurar na Linha1 e depois tente configurar na Linha2.

7. Faça testes ligando pelo nosso melhor softfone "Download" e depois faça o mesmo teste usando nosso "WebFone". Se você se conectar no SoftFone e no WebFone, indica que seu modem/roteador ou firewall esteja bloqueando o acesso do seu ATA na Internet ou na conexão do VoIP(Porta 5060 e 5061).

8. Em alguns casos ou modelos de modens de banda larga, é necessário abrir portas em seu firewall, ou em seu modem ou em seu roteador. Solicite ao seu administrador de rede para liberar(abrir) as portas(port forwarding) necessárias para o funcionamento do VoIP:

As portas que devem ser abertas são: UDP/TCP de 4569 à 35000.

Você deve solicitar a uma pessoa que tenha conhecimento básico de informática. É muito simples, basta acessar a configuração do seu modem ou roteador e na seção de NAT ou PortForward, inserir as portas a serem abertas: UDP/TCP de 4569 à 35000.

Você deve abrir a porta para o "IP do seu ATA".



Poderá ainda consultar como abrir as portas de diversos modelos de modens e roteadores acessando o site: www.portforward.com

"Abrir portas" de modens e roteadores é bastante comum e usado para inúmeros jogos, aplicativos, emuladores de áudio e vídeo, etc. Na Internet existem milhares de artigos a respeito.

9. Caso os itens de 1 a 8 não tenham resolvido o seu problema, acesse nossa página "Fale Conosco", escolha o departamento de "Suporte Técnico" e nos envie:

- Todos os procedimentos que você já fez.
- Modelo do seu SoftFone ou ATA.
- Marca e modelo do seu modem e/ou roteador.

Envie essas informações agora para nosso Suporte Técnico clicando aqui.