Empresas investem em VoIP para economizar.

Segundo especialistas, as empresas adotarão definitivamente a tecnologia VoIP para reduzir custos com telefonia

No Brasil, a utilização do sistema de voz sobre IP vem aumentando gradativamente desde 2005, quando a tecnologia deu seus primeiros passos na América Latina. Segundo estimativa de um Estudo Internacional do Yankee Group, a Voz sobre IP deverá representar 11,2% do tráfego de telefonia fixa no país em 2009.

Atraídas pelo crescimento dessa modalidade de comunicação, muitas empresas brasileiras, que têm nos serviços de telefonia sua principal ferramenta de trabalho, apontam que as vantagens na adoção dessa tecnologia vão além da possibilidade de redução de custos.

Outra vantagem é a facilidade na logística em caso de mudança. No deslocamento de departamentos inteiros ou mesmo pequenas trocas de salas, o ramal IP pode ser transportado de um lugar para outro, sem alterar a fiação e a rotina de trabalho. Além disso, a empresa pode ampliar sua capacidade telefônica a qualquer momento, sem modificar o sistema já existente.

Apesar de o VoIP ser investimento de retorno comprovado, as empresas necessitam escolher parceiros em tecnologia capazes de integrar hardware e software, porque uma rede de voz sobre IP mal configurada resulta em perda de qualidade no áudio.

Muitos especialistas afirmam que o sistema de comunicação usando voz sobre IP vai substituir totalmente a telefonia tradicional nos próximos anos. “A tecnologia VoIP avança rapidamente por diversos motivos, entre eles, a melhora na qualidade e o baixo custo das operações.

Fonte: itweb